1 de junho de 2013

Aplicativo ajudará dono na manutenção do carro

Um aplicativo com recursos de realidade aumentada para ajudar os usuários na manutenção dos carros está em desenvolvimento para tablets e smartphones. Ele identifica necessidades como colocar mais óleo ou mais água no radiador.


Aplicativos com Realidade Aumentada são aqueles que envolvem a realidade virtual com elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Atualmente há várias aplicações em diversas áreas como bioengenharia, ensino, jogos e medicina.

Criado pela empresa Inglobe Technologies, o aplicativo usa a câmera do tablet, por exemplo, para captar imagens do motor do veículo. Abaixo é possível ver o vídeo (sem áudio) da demonstração do aplicativo.



Na tela do dispositivo, ícones aparecem em cima de cada parte do motor para apresentar informações. Ao tocar em um destes ícones, uma animação mostra o que deve ser feito, por exemplo, para abrir a tampa do óleo e adicionar mais líquido (imagem abaixo).


O sistema consegue identificar todas as partes do motor, mantendo as animações em cima de cada peça mesmo com o usuário se movimentando com o tablet.

Ainda não há previsão para o lançamento do aplicativo. A intenção da empresa é criar um sistema que identifique motores de diversos modelos de carros.

Referências: G1 (Notícia) e Wikipédia (Conceito Realidade Aumentada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário