29 de junho de 2013

Nova tecnologia pode aumentar velocidade de banda larga

Cientistas informaram nesta semana que uma nova tecnologia de fibra óptica poderia aumentar consideravelmente a capacidade de transmissão na internet, com o envio de dados por raios luminosos em forma de turbilhão em vez de fazê-lo em linha reta.


Em um ambiente de permanente aumento da demanda da internet, que põe à prova os limites de capacidade da rede, este avanço permitiria aumentar consideravelmente a amplitude das bandas de transmissão para aliviar a congestão do tráfego e aumentar o fluxo dos vídeos.

A nova tecnologia está baseada na emissão de raios laser chamada "turbilhão óptico", devido à qual a luz se desloca como um tornado ao invés de fazê-lo em linha reta.

Objeto de vários estudos de biologia molecular em física atômica e óptica quântica, se considerava que o "turbilhão óptico", também conhecido como "momento cinético orbital", era instável nas fibras ópticas.

"Durante várias décadas, os cientistas consideravam que os raios luminosos transportados por turbilhão óptico nas fibras eram fundamentalmente instáveis", explicou Siddharth Ramachandran (foto ao lado), professor de engenharia da Universidade de Boston (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos), um dos principais autores da pesquisa.

"São trabalhos impressionantes", considerou Keren Bergman, engenheira elétrica da Universidade de Columbia em Nova York com Doutora em Engenharia Elétrica pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts).

Bergman (foto ao lado) compara este avanço com descobertas dos anos 1990 sobre a possibilidade de transmitir múltiplos fluxos de informação no mesmo cabo de fibra óptica usando diferentes alcances de onda. Este tipo de cabos transportam atualmente 10.000 vezes mais dados do que há 30 anos.

A Agência de Investigação do Pentágono (DARPA) financiou os estudos sobre os turbilhões ópticos, dos quais participaram a empresa dinamarquesa OFS-Fitel e cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Referência: INFO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário