31 de maio de 2014

Nasa e MIT colocam Wi-Fi na Lua

É isso mesmo! Um grupo de cientistas mostrou que é possível transmitir sinal de internet Wi-Fi entre a Terra e a Lua. Para isso, foram usados quatro telescópios que ficam no Novo México, nos Estados Unidos.

Lado visível da Lua que é voltado para a Terra, que é o com mais mares lunares (Foto: Nasa)

A iniciativa é da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Os cientistas usaram os quatro telescópios para enviar sinais a um receptor montado em um satélite que está na órbita da Lua.

Isso permitiu que uma conexão fosse estabelecida mesmo a mais de 384 mil quilômetros de distância da Terra. Foi possível enviar dados a uma taxa de 19,44 Mbps e ainda dá para fazer download da Lua a 622 Mbps. De acordo com a Wired, isso é 4.000 vezes mais rápido do que as velocidades atuais de transmissão de rádio.

Em outras palavras, esses dados querem dizer que futuros astronautas poderão, teoricamente, fazer check-in no Foursquare da Lua, assistir séries e filmes on-line e ainda enviar suas selfies com uma velocidade muito maior do que você faz da sua casa atualmente.

Os resultados do experimento devem ser divulgados durante uma conferência no dia 9 de junho, na Califórnia, nos Estados Unidos. E aí? Vamos para a Lua só para usar a internet?

Esta postagem está liberada para reprodução somente se este Blog do Sidney Júnior for citado como a fonte da informação e referência. Fonte: INFO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário