25 de maio de 2013

Garota de 18 anos almeja carregar celular em 30 segundos

Horas à espera de um celular para carregar pode se tornar coisa do passado, graças à invenção de uma estudante de ensino médio de Saratoga, na Califórnia, Eesha Khare (foto abaixo) de 18 anos.


Ela ganhou um prêmio de 50 mil dólares (equivalente a R$ 102.000 reais) na última sexta-feira (24) em uma feira de ciência internacional para a criação de um dispositivo de armazenamento de energia que pode ser totalmente recarregado entre 20 e 30 segundos.

O dispositivo de carregamento rápido é chamado de super capacitor. Ele pode acumular uma grande quantidade de energia em um pequeno espaço, carrega rapidamente e mantém a sua carga por um longo tempo. Além disso, ele pode durar 10 mil ciclos de carga-recarga, em comparação com 1.000 ciclos para baterias recarregáveis ​​convencionais, de acordo com a estudante.

"A bateria do meu celular sempre morre", disse ela à NBC News, quando questionada sobre o que a inspirou a trabalhar com a tecnologia de armazenamento de energia. Super capacitores também lhe permitiram focar seu interesse em nanoquímica - "trabalhando em nanoescala para poder fazer avanços significativos em diversas áreas."

Eesha Khare recebeu o Prêmio Jovem Centista, além de 50 mil dólares.

Até o momento, ela usou o super capacitor para alimentar um diodo emissor de luz (LED). O futuro da invenção é ainda mais brilhante. Ela vê espaço apropriado dentro celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis que são espalhados pelo mundo dia a dia, o que libertaria as pessoas e seus aparelhos por mais tempo da dependência de tomadas elétricas.

Eesha ainda afirmou que o dispositivo é flexível: "Tem um monte de diferentes aplicações e vantagens sobre as baterias nesse sentido."

A invenção da estudante lhe rendeu o Prêmio Jovem Cientista da Fundação Intel na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, realizado esta semana em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona.

Referência: NBC News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário