18 de maio de 2013

Hacker quer proteger caixas eletrônicos do mundo

O romeno Valentin Boanta, sentado em sua cela (foto abaixo), explica orgulhosamente o dispositivo que inventou e que, segundo ele, pode tornar os caixas eletrônicos do mundo à prova até mesmo de criminosos especializados em tecnologia como ele.


Boanta, de 33 anos, cumpriu seis meses de uma sentença de cinco anos pelo fornecimento de aparelhos a uma quadrilha de crime organizado usados para esconder dispositivos que podem copiar os dados do cartão de um usuário de caixa eletrônico.

Ele disse que tinha começado a fabricar os dispositivos por pura empolgação e nega ter planejado usá-los em benefício próprio, dizendo que só os vendeu aos outros.

Boanta diz que a prisão em 2009 o fez perceber o impacto negativo de suas ações, e sentiu um desejo de fazer as pazes. O episódio também trouxe ao ex-estudante de design industrial um lampejo de inspiração técnica.

"Quando fui pego eu fiquei feliz. Esta libertação abriu o caminho para trabalhar para o lado bom", disse Boanta.

Boanta em seu "laboratório" na prisão de Vaslui (Romênia).

Foi durante seu julgamento que ele começou a trabalhar. O cenário para os produtos de Boanta nos dias de hoje é a cela cheia de livros no nordeste da cidade romena Vaslui, que ele compartilha com cinco batedores de carteira e ladrões.

"Os caixas eletrônicos têm projetos antigos, assim eles são propensos a vulnerabilidade, são um ponto muito fraco do setor bancário", disse. "Qualquer caixa eletrônico pode ser invadido por um esquema criminoso. Minha solução de segurança, o SRS, torna um caixa eletrônico inviolável."

Boanta diz que seu "Secure Revolving System - SRS"  (foto abaixo) pode ser instalado em qualquer caixa eletrônico. Ele permite que o cartão do banco seja inserido primeiro pelo lado mais longo e, em seguida, gira o cartão para impedir que criminosos sejam capazes de acessar a faixa magnética. O sistema devolve o cartão ao seu utilizador com uma rotação em sentido inverso.


O SRS, financiado e desenvolvido por uma empresa de tecnologia perto de Bucareste (capital da Romênia) chamada MB Telecom, é patenteado e foi premiado este ano no Salão Internacional de Invenções de Genebra. O inventor e a companhia ainda não revelaram o quanto ele vai custar, mas insistem que estará disponível em breve.

A Romênia, localizada no Leste Europeu, é uma fonte de conhecimento técnico especializado devido a políticas do ditador comunista Nicolae Ceauşescu, que apoiou a pesquisa na informática e o ensino técnico.

A pirataria digital floresceu no país depois de derrubada violenta de Ceauşescu em 1989. No ano passado, hackers romenos roubaram cerca de 1 bilhão de dólares de contas norte-americanas, de acordo com a embaixada dos Estados Unidos em Bucareste.

Referência: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário