23 de fevereiro de 2013

Sony anuncia PlayStation 4

A Sony apresentou nesta semana (dia 20) o aguardado PlayStation 4, nova geração do console de mesa da empresa. Este é o primeiro videogame da companhia em sete anos. O PS4 conta com o apoio da maioria dos desenvolvedores de jogos.


O videogame foi apresentado durante o evento 'PlayStation Meeting 2013', realizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, acompanhado de novidades e serviços relacionados à família de videogames PlayStation. Segundo Andrew House, presidente e diretor-executivo da Sony Computer Entertainment Inc., este console "será a plataforma de jogos mais poderosa que já existiu".

O formato do console, entretanto, ainda não foi revelado. A Sony detalhou o controle "DualShock 4", mas não informou preço sugerido para a plataforma, que tem data de lançamento prevista para o fim deste ano nos EUA.

"Conectividade entre dispositivos é essencial para atender as demandas de jogadores casuais e hardcore. Nossa visão de futuro é levar estas experiências de games em consoles e em portáteis", afirmou.

Andrew House durante anúncio do PlayStation 4. (Foto: Reuters)

O executivo falou sobre mobilidade, conectividade e disse que a Sony reconhece o potencial de levar o videogame portátil PS Vita para as salas dos jogadores. "Antes mudamos o consumidor para jogar PlayStation, agora é o consumidor que nos moldou para os novos jogos e tecnologias", declarou.

O arquiteto de sistemas do PlayStation 4, Mark Cerny, disse que a experiência de jogo proporcionada pelo novo console é mais personalizada. "Espere mundos ainda mais detalhados e as franquias com ainda mais conteúdo", afirmou.

Controle e configurações

O novo PS4 contará com memória RAM de 8GB e um novo controle "DualShock 4" com controle adicional touchpad. A evolução do DualShock 3 passa a contar com touchpad frontal e botão 'Share' para compartilhamento de conteúdo.

'DualShock 4' foi apresentado pelo arquiteto Mark Cenny. (Foto: Reuters)

"A CPU tem a arquitetura mais popular do mundo, a X86. Para a placa de gráficos, é usada uma GPU de PCs, fácil de se programar", detalhou Cerny. A arquitetura do PS4, segundo ele, facilita a criação de games pelos desenvolvedores.

Segundo o arquiteto de sistemas do PlayStation, há uma grande transição no mercado. "Saímos dos cartuchos do Atari 2600, fomos para CD, DVD, Blu-ray. Mas o PS3 e outros consoles não estão prontos para estas mudanças. As pessoas hoje têm muitos dispositivos como tablets e smartphones. Essas tecnologias podem influenciar a criação de um novo videogame. O foco do PlayStation 4 é não ter nada que atrapalhe o jogador com o seu game. O jogo precisa ser divertido. O sistema precisa também conectar facilmente o jogador a todo o conteúdo que a Sony oferece", disse.

Conforme detalhou a Sony, após o anúncio mundial, o PS4 terá processador AMD ‘Jaguar’ de oito núcleos e unidade de processamento gráfico AMD Radeon de 1.84 Teraflops. A mídia continua no padrão Blu-ray, para leitura e gravação, e também suporta DVDs somente para leitura.

O PS4 contará com porta USB 3.0 e com saídas HDMI, digital e analógica. O acesso é compatível com redes Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.

Controle de movimentos

O novo PS4 também vai contar com uma barra similar a do console Wii, da Nintendo, para capturar os movimentos do controle e identificar jogadores. Há uma entrada para headsets e fones de ouvido na parte inferior do controle.

Estado do jogo e download

O PlayStation 4 poderá salvar o estado do jogo, permitindo que o jogador acesse outros recursos como navegador da web, por exemplo. Ao voltar para o jogo, ele estará no mesmo momento que o gamer o deixou. Outra novidade do PS4 é permitir que o jogo já seja jogado mesmo enquanto o download ainda estiver em andamento.

Compartilhamento e vídeos


O compartilhamento de conteúdo será outro foco do novo console. Pressione o botão Share, selecione o momento do game que você quer compartilhar, envie para a rede social, e depois volte a jogar. Com o PS4 também será possível publicar vídeos em tempo real e permitir que seus amigos o assistam jogando.

As novas contas para a rede online do PS4 usarão nomes reais e fotos dos usuários, tal qual as redes sociais mais populares do momento. O acesso para a rede online, para conversar com amigos e ver seus jogos gravados ou ao vivo, poderá ser feito por meio de smartphones e tablets, de onde o jogador estiver.

Compatibilidade

O PlayStation 4 não será retrocompatível com o PS3, ou seja, os jogos do antecessor do novo console não funcionarão no PS4. David Perry (foto ao lado), cofundador do Gaikai, disse, contudo, que será possível colocar jogos de PS1, PS2 e PS3 no PS4, no futuro.

Jogos Anunciados

Alguns jogos para o PS4 foram anunciados no mesmo evento: "Deep Down", "Destiny", "Diablo III", "Driveclub", "InFamous Second Son", "KillZone: Shadow Fall", "The Witness", "Watch Dogs".

Referência: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário