9 de fevereiro de 2013

Motivos para usar Google+

O Google Plus ainda não é uma rede social de tanto destaque na internet — pelo menos, não tanto quanto a Google desejaria —, porém existem vários bons motivos para começar a usá-la com mais frequência.

Apesar de possuir muitos usuários cadastrados e de todos os esforços da Google para integrá-lo aos seus outros serviços, o Google Plus tem problemas em fidelizá-los. Isto é, as pessoas criam a sua conta e depois não voltam mais a usar esta rede — ou usam muito pouco. Em janeiro de 2013, o Google+ tinha cerca de 520 milhões de usuários cadastrados e é a segunda maior rede social do mundo.

O que muita gente não vê é que o Google Plus é uma ótima plataforma social.
Veja principais motivos para começar a usar o Google Plus:

• Integração com outros serviços

É muito difícil encontrar alguém na internet que não tenha cadastro em pelo menos uma das ferramentas da Google. O mais interessante é que, se você utiliza um serviço, ele tem integração com os outros, e isso faz com que usar o Google Plus seja muito intuitivo.

A rede social da Google não se limita à sua própria página, estando presente em sites como o YouTube, Blogger e até no próprio buscador, com uma integração inteligente que vai além do botão “+1”. O YouTube, por exemplo, mostra na sua página inicial os vídeos que os seus amigos do Google+ assistiram ou compartilharam.


Essa integração com os outros serviços da Google é, sem dúvida, uma das maiores vantagens do Google Plus, já que isso permite uma navegação mais personalizada em muitos dos principais sites da internet.

• Hangouts

A possibilidade de fazer videoconferências com os seus amigos (hangouts) é considerada a melhor ferramenta do Google Plus. Esse recurso diferencia o Google+ de outras redes, já que é o único que oferece algo tão completo para conferências deste tipo. Outro ponto importante é que muitos artistas e pessoas famosas também participam de hangouts, aos quais você pode assistir ao vivo. Esta ferramenta requer instalação de plug-in.

• Busca aprimorada

Quem melhor para inserir uma boa ferramenta de busca em uma rede social do que o pai da melhor ferramenta de busca de toda a internet? Não existe muito como argumentar contra isso, o Google é o melhor serviço de pesquisa e é claro que isso é mostrado no Google Plus.

Enquanto outras redes sociais engatinham nesse ponto, o Google Plus mostra como é que se faz. Você pode pesquisar termos, encontrar outras pessoas falando sobre um assunto, achar amigos rapidamente, etc. O contrário também vale: com uma pesquisa mais aprimorada, você pode ganhar novos fãs muito rapidamente.

• Círculos

O Google Plus tem a proposta de ser um espelho do seu mundo real na internet, e os círculos tornam isso mais fácil. Pense nos círculos de amizade: é quase impossível definir as pessoas que você conhece em uma mesma categoria fixa, e o que você quer compartilhar com elas não deve ser definido desta forma também.


Os círculos são uma forma intuitiva de classificar os seus amigos e conhecidos. E o melhor de tudo é que apenas você sabe em quais grupos colocou alguém, permitindo separar os seus contatos de uma forma mais honesta para com você mesmo.

• Ótimo para os negócios

Se você está usando a rede social que pertence à mesma empresa do maior buscador da internet, seria natural que você conseguisse muito mais visibilidade criando uma página no Google Plus do que no Facebook, por exemplo.

Na realidade, isso ainda não é uma verdade absoluta, já que o número de usuários ativos do Facebook é muitas vezes maior do que o do Google Plus. Porém, se você quiser realmente que a sua marca ganhe presença nos resultados do Google, este é, certamente, um ótimo atalho a ser considerado.

• Notificações de jogos separadas

Uma das maiores reclamações de quem usa o Facebook é receber constantemente notificações de jogos e aplicativos que você não tem interesse de usar. No Google Plus, isso é um pouco diferente, já que as notificações desse tipo são separadas das demais.

Com uma área voltada apenas para os jogos, você pode descobrir mais pessoas que jogam os mesmos games que você, o que facilita em adicionar vizinhos e conseguir desbloquear os itens sociais de cada aplicativo.


O próprio conceito dos círculos ajuda nisso, já que você pode ter um grupo voltado somente para isso. Desta forma, você pode compartilhar dicas e pedidos somente com essas pessoas de uma maneira bastante rápida. O fato de criar os círculos facilmente faz com que o Google Plus seja  melhor do que o Facebook neste ponto (no Facebook também é possível separar amigos em grupos).

• Edição avançada de imagens

Com a compra do Picnik (serviço on-line de edição de imagens) pela Google, já era de se esperar que logo o Google Plus fosse aproveitar este serviço. E foi exatamente o que aconteceu: o Picnik “morreu” e renasceu dentro da rede social da gigante de buscas, o que faz com que a sua ferramenta de upload de imagens disparasse à frente da concorrência.

É possível integrar álbuns do Picasa com o Google Plus, agrupando a sua biblioteca de imagens em apenas um lugar

Referências: Scriptiny e Tecmundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário