10 de agosto de 2013

Psicologia por trás do sucesso de ‘Candy Crush’

Quem não conhece alguém que joga ou tem vício no Candy Crush? Normal, ele é o jogo mais popular da história do Facebook. Ele é jogado mais de 600 milhões de vezes por dia, por 50 milhões de usuários.


Ele apareceu no vídeo mais recente do cantor sul-coreano Psy (cantor da música Gangnam Style). Foi o jogo mais baixado em dispositivos Apple e Android nos últimos meses e, para milhares que se manifestam em blogs e redes sociais, é um vício irresistível.

Há quem afirme que seus antecessores são Tetris e o jogo da cobra (Snake) dos celulares Nokia, mas o seu "parente" mais próximo é o Bejeweled (foto abaixo), de 2001, que consiste em ordenar diamantes da mesma cor.


Lançado em novembro de 2012 e desenvolvido pela empresa King, o Candy Crush Saga gera mais de US$ 600 mil (R$ 1,3 milhão) ao dia ─ segundo dados não oficiais ─ através das "ajudas" que os usuários podem comprar para passar de níveis mais difíceis.

Os criadores insistem que é possível completar o jogo sem pagar nada, mas acredita-se que as ferramentas sejam fonte de milhões de dólares para a empresa, que não revela números.

Como em muitos jogos do tipo, a tarefa do Candy Crush parece simples: ordenar os elementos e passar de nível. No entanto, ele é feito com características diferentes para estimular o vício nos jogadores.

Tarefas Incompletas

Para o Tom Stafford, professor de psicologia e ciências cognitivas da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, o vício em Candy Crush se relaciona a um fenômeno psicológico chamado efeito Zeigarnik.

A psicóloga russa Bluma Zeigarnik (foto ao lado) dizia que os garçons costumam ter uma memória impressionante para lembrar dos pedidos, mas só até que os cumprem. Uma vez que a comida e a bebida são levadas até a mesa, eles se esquecem completamente de algo que sabiam momentos antes.

"Zeigarnik deu nome a todos os problemas em que uma tarefa incompleta fica fixada na memória. E Candy Crush gera uma tarefa incompleta", disse Stafford à BBC.

Cada tabuleiro ─ ou cada nível ─ é uma tarefa que o jogador sente a urgência de resolver, como acontece com jogos de perguntas ou dúvidas que aparecem em uma conversa e que é preciso ir à Wikipedia imediatamente: a pessoa não descansa até que saiba a resposta.

Mas o Candy Crush dá aos jogadores cinco vidas por nível e, se elas acabam, é preciso esperar 30 minutos para voltar a jogar. É meia hora durante a qual o problema fica sem resolução.

"A lógica dos 30 minutos reforça a psicologia de que você tem que jogar todos os dias", afirma Jude Gomila, co-fundador da consultora de videogames Heyzap.

Logo do Candy Crush Saga.
Hospedagem no Facebook

O jogo é hospedado pelo Facebook, o maior site de rede social do mundo, mas também está em todos os dispositivos da Apple ou com sistema Android, o que permite parar de jogá-lo em uma plataforma e retomá-lo em outra. Por isso, muitos o defendem com o argumento de que "(o jogo) nunca te deixa sozinho".

"É o primeiro jogo que realmente interconecta diferentes plataformas. Se você fica sem bateria no iPad, pode ir para o celular e, se cansa do celular, pode ir ao computador", diz Gomila.

Os jogadores podem compartilhar não somente seus resultados no Facebook, mas também ferramentas e vidas. Assim que a pessoa publica seus resultados, pode ver a comparação entre seu progresso e o de seus amigos na rede social.

"Não há nenhum prêmio neste jogo além da satisfação de suspeitar que suas habilidades para juntar doces são maiores que as dos seus amigos", diz o crítico cultural June Thomas, da revista eletrônica norte-americana Slate.

O vício em Candy Crush deu origem a uma série de piadas na internet, mas os diversos casos nos últimos anos de adolescentes que morreram após longas jornadas de uso de videogames provam que a ludomania (vício em jogos) é um problema sério.

Nas redes sociais já circulam fotos de supostos centros de reabilitação para viciados em Candy Crush (uma delas abaixo) ─ uma piada que diz muito sobre o alcance do fenômeno.

Suposto Centro de Reabilitação para viciados em Candy Crush.

Referência: BBC Brasil.

Um comentário:

  1. Em português Candy Crush quer dizer divórcio. Há relatos de pessoas que perderam fortunas pq estavam ocupadas demais jogando. Pessoas que reagiram a assaltos por que o ladrão estava atrapalhando a passagem de fase.
    A teoria da Zeigarnik, prima do Zeitgeist, é realmente muito boa. Como ela começo da observação de garçons, concluo que a moça era cachaceira.
    Abraçogro

    ResponderExcluir