27 de abril de 2013

LG planeja lançar smartphone com tela flexível

Depois de anos de promessas e incontáveis demonstrações de protótipos, 2013 pode ser finalmente o ano em que será possível colocar um smartphone no bolso de trás da calça sem quebrá-lo. Ou, pelo menos, sem quebrar a tela.

Exemplo de Tela Flexível OLED (Organic Light-Emitting Diode).

Yoon Bu-hyun, vice-presidente da divisão de mobilidade da LG, disse que a empresa planeja lançar um smartphone com uma tela OLED flexível no último trimestre de 2013, de acordo com o Wall Street Journal.

A LG Electronics e a LG Display irão trabalhar juntas para desenvolver o aparelho, disse o executivo. A LG Display começou a produção em massa de telas flexíveis para e-Readers no início de 2012.

O jornal relata que o objetivo da LG de produzir smartphones com telas flexíveis em 2013 pode encontrar problemas já que o volume de produção desta tecnologia ainda é baixo.

A Corning, que oferece um vidro flexível chamado Willow (foto abaixo), diz que aparelhos usando sua tecnologia ainda levarão alguns anos para chegar já que as fábricas atuais não foram feitas para lidar com vidro entregue em rolos em vez de em painéis. E há a questão de quanto valor as telas flexíveis podem adicionar aos smartphones no momento. 

Willow Glass é um vidro flexível baseado em borossilicato.
Este tipo de vidro é resistente ao calor e aos produtos químicos.

Ainda assim, há motivos práticos para a inclusão de telas flexíveis em um aparelho rígido. Telas flexíveis, especialmente aquelas feitas de polímeros, são mais duráveis do que vidro. E também tendem a ser mais leves, o que ajudará o aparelho a perder alguns gramas.

Talvez não seja possível dobrar seu smartphone e colocá-lo no bolso tão cedo. Mas um aparelho com uma tela mais durável com certeza seria algo bem-vindo.

Referência: IDG Now.

Nenhum comentário:

Postar um comentário