10 de maio de 2014

Vídeo: Tempo real da Terra vista do espaço

Você já teve curiosidade de ver como é a Terra em tempo real lá do espaço? Aposto que já, assim como eu. Pois então, isto agora é possível graças a um projeto de iniciativa da Nasa, que instalou câmeras na estação espacial.

Foto da ISS tirada por um tripulante da missão STS-134, em maio de 2011.

A Estação Espacial Internacional (em inglês, "International Space Station", com a sigla ISS) é um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e acabou oficialmente em 2011. A estação encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 420 km), o que possibilita ser vista da Terra a olho nu, e viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.

Mas quanto ao tempo que o projeto vai durar, ninguém sabe. Isto, inclusive, é um dos objetivos do projeto: testar o funcionamento das câmeras e guiar a escolha de dispositivos comerciais para possíveis missões futuras. O sistema já está operando desde 30 de abril e sem problemas.

Foram instaladas quatro câmeras comerciais HD no exterior do complexo orbital (acoplado ao módulo europeu Columbus), protegidas por um invólucro pressurizado com controle de temperatura.

Reprodução do vídeo. Em ordem de esquerda superior para direita inferior: progressão
do momento que o sol começa a iluminar a estação (antes de amanhecer no local abaixo)
até o momento que a estação está recebendo maior incidência dos raios solares
(observe que a temperatura é alta e tela está avermelhada).

Esta instalação permite visualizar a órbita da estação em volta da Terra com alta definição. As imagens são transmitidas em tempo real pelo site Ustream, que também conta com uma ferramenta de chat com outros espectadores.

A imagem transmitida ao vivo se alterna entre as quatro câmeras. Durante períodos de perda de sinal ou quando o experimento, chamado HDEV (High Definition Earth Viewing), não estiver ligado ou trocando de câmera, uma tela cinza aparecerá na transmissão.

Vale lembrar que a ISS completa uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos. Isto significa que durante 45 minutos ela está do lado noturno, ou seja, não vai dar pra ver praticamente nada lá embaixo, aliás, aqui embaixo. Com isso, não estranhe se o vídeo tiver totalmente preto.

Esta é uma das coisas mais bacanas feitas na Estação Espacial Internacional (ISS), confira abaixo as imagens em tempo real da Terra vista do espaço:


Há também uma opção para quem quiser se programar melhor para ver o nascer do sol ou tentar ver o Brasil lá de cima: o site ISSTracker. Neste site, criado na década passada, é possível acompanhar, também em tempo real, a posição da estação na órbita do planeta e sua trajetória, além das áreas onde é noite ou dia.

Reprodução da posição do satélite no site ISSTracker.

Esta postagem está liberada para reprodução somente se este Blog do Sidney Júnior for citado como a fonte da informação e referência. Fontes: Wikipédia e Blog Mensageiro Sideral (Folha de SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário