3 de maio de 2014

Internet móvel deve falhar em 6 estádios da Copa

Há pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo FIFA 2014 e ainda se discute sobre os problemas com a infra-estrutura e com o preço altíssimo do custo para a construção das novas arenas, maioria acima de R$ 500 milhões. Mesmo com este alto custo, dá para acreditar que ainda há o risco de elas ficarem sem internet móvel?

O Itaqueirão é um dos estádios que pode ter problemas com a internet móvel.
Na foto, o estádio em março de 2014. (Foto: Mauricio Simonetti/ Portal da Copa)

É o que admitiu o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na última quarta-feira (30). Ele afirmou que, em pelo menos 6 dos 12 estádios da Copa, os torcedores devem enfrentar problemas para utilizar a internet em seus celulares. Entre as arenas, segundo ele, estão o Itaquerão, em São Paulo, palco da abertura da Copa, a Arena da Baixada, em Curitiba, e o Mineirão, em Belo Horizonte.

Bernardo disse que nesses 6 estádios (ele não informou quais são os outros três) falta assinar um acordo que permite a instalação de uma rede Wi-Fi. O objetivo dessa estrutura é reforçar a oferta de sinal de internet dentro dos estádios. Sem isso, apenas o sinal da rede móvel das operadoras vai estar disponível e a expectativa é que ela não seja suficiente para atender à demanda durante os jogos.

“Vai ficar deficiente o serviço do ponto de vista de dados [internet] nos estádios. Em seis estádios, já colocamos o Wi-Fi. Mas é muito difícil quando os administradores não concordam porque não podemos obrigá-los a fazer”
, disse o ministro, que completou:
“Mesmo que faça agora o acordo [com os seis que faltam], dificilmente vai dar tempo de fazer um serviço de boa qualidade.”

Após a publicação da reportagem no G1, a concessionária que administra o Mineirão enviou nota afirmando que “a oferta de sinal para transmissão de voz e dados nas dependências do estádio é de inteira responsabilidade das operadoras de telefonia”.

A empresa diz ter cedido área para instalação de equipamentos e ter feito um acordo comercial com as operadoras no ano passado, mas as empresas de telefonia não teriam assinado o documento até hoje. Procurados, os demais estádios não se pronunciaram até a tarde da quinta-feira.

Segundo estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo 2014, Mineirão é um dos estádios
que pode ter problemas com internet móvel. (Foto: Rodrigo Lima-Faquini/ Portal da Copa)
Como se não bastasse este problema de sinal para os torcedores que estarão nos estádios, há também pendências na instalação da infraestrutura para a transmissão na TV. Paulo Bernardo disse que “está praticamente pronta” a instalação da infraestrutura para a transmissão dos jogos, obra realizada pela Telebras e que é compromisso do governo brasileiro.

Em março, o ministro disse que estas instalações só devem ser concluídas às vésperas da Copa em pelo menos 3 estádios (São Paulo, Curitiba e Porto Alegre), por conta do grande atraso nas obras desses estádios. De acordo com o ministro, a situação estaria causando “tensão” e “estresse” no governo.

Isto tudo porque o país teve quase oito anos para deixar tudo pronto. E isto sem falar em outras estruturas básicas para receber os turistas, entre elas, os aeroportos, que também tiveram custo alto e vários não estão e não estarão prontos a tempo. É um absurdo o mal uso de dinheiro público nesta Copa do Mundo.

Esta postagem está liberada para reprodução somente se este Blog do Sidney Júnior for citado como a fonte da informação e referência. Fonte da notícia: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário