13 de abril de 2013

Prefeitura usa Jogos no Combate a Dengue

O famoso encanador italiano Mário Bros está de volta, desta vez para uma missão conhecida pelos brasileiros: combater a dengue. Ele percorre cinco fases que incluem destruir os criadouros do mosquito Aedes Aegypit, identificar os sintomas da doença e evitar a dengue hemorrágica.

"Agente Bros" é inspirado nos jogos do Super Mário.

No jogo (imagem acima), Mário enfrenta muitos recipientes com água parada para exterminar a epidemia de dengue. Esse também é o objetivo da Prefeitura de Franca (no estado de São Paulo), que desenvolveu o software e está utilizando nas aulas de informática das escolas públicas da cidade.

Somada a outras medidas de prevenção, a iniciativa já apresenta resultados positivos: até esta sexta-feira (12), o município registrou 52 casos confirmados de dengue, considerado número pequeno, levando em consideração que cidades vizinhas, como Ribeirão Preto (SP) e Barretos (SP) que possuem, respectivamente, 3,4 mil e 2,9 mil pessoas infectadas.

Batizado de "Agente Bros", o jogo não é o único criado para conscientizar as crianças sobre os perigos da dengue. O diretor da Vigilância Epidemiológica, José Conrado Dias Neto, diz que outros dois aplicativos são ainda mais disputados pelos estudantes.

Em "Street Dengue" (imagem ao lado) - que relembra a versão de Street Fighter da década de 1990 -, o avatar do jogador luta contra o Aedes Aegypit, já no "Pac Dengue" é preciso percorrer o labirinto "comendo" as larvas e fugindo do mosquito.

"Crianças e adolescentes sempre vão gostar de games. Por isso, pensamos em criar algo atrativo para despertar o interesse dos jovens para o tema. O objetivo é fazer com que os alunos sejam agentes multiplicadores da informação", explica Conrado Neto.

Durante as aulas, os estudantes também recebem orientações dos agentes sobre como evitar os criadouros do mosquito e como proceder ao identificar os primeiros sintomas da doença. "Precisamos inovar para que os menores tenham interesse em ajudar e a aceitação nas escolas está sendo muito grande", afirma o diretor da Vigilância.

Além dos jogos virtuais, a Vigilância investe em outras ações  para chamar a atenção das crianças para o tema. Segundo o diretor (foto ao lado), os filhos têm muita influência sobre as decisões dos pais.

"Já fizemos uma cidade virtual para que o avatar do aluno identificasse e eliminasse os criadouros, fizemos gibis com histórias em quadrinho. Estamos sempre presentes nas escolas porque formando a criança, teremos um adulto consciente."

Mas as iniciativas não são voltadas apenas para o público infantil. Em 2012, quando apenas três casos positivos de dengue foram registrados em Franca, os moradores cadastrados eram sorteados para receber visitas de agentes e, caso o imóvel da família e o de seus vizinhos próximos não tivessem larvas ou ambientes que pudessem servir de criadouros, era dado a cada família um aparelho de DVD.

Não foram encontrados links de download dos jogos mencionados acima: "Agente Bros", "Street Dengue" e "Pac Dengue".

Referência: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário