6 de abril de 2013

Hackers invadem contas do governo da Coreia do Norte

Em meio a toda tensão nesses últimos meses devido às ameaças feitas pelo ditador Kim Jong-um (líder da Coreia do Norte), hackers do grupo Anonymous invadiram na última quinta-feira (04 de abril) as contas do governo norte-coreano no Flickr e no Twitter.

Ataques foram feitos pelo grupo ativista "Anonymous".

A conta Uriminzokkiri, nome usado pelo governo da Coreia do Norte em ambas as redes sociais invadidas, parou de publicar conteúdo de cunho jornalístico tradicional. Além de ter estampado uma foto que ridiculariza Kim, os meios de comunicação veicularam mensagens criticando a ameaça bélica norte-coreana.

Na foto publicada (reprodução logo abaixo), o líder Kim Jong-un é retratado como um porco (e com um Mickey estampado na barriga, em referência a uma viagem secreta que ele teria feito à Disney na infância). A conta no Flickr foi desativada na sexta-feira. 


A legenda da foto publicada indevidamente dizia (em inglês): "Ameaçando a paz mundial com armas nucleares, gastando dinheiro enquanto mata as pessoas de fome e campos de concentração e as piores violações dos direitos humanos no mundo". Uma outra imagem reivindicava a autoria dos ataques com a frase "Somos o Anonymous" (em inglês).

Na sexta-feira era possível visualizar as mensagens não autorizadas e a foto de perfil alterada na conta oficial do país no Twitter. Os textos "Tango Down" indicavam os ataques e a imagem mostrava dois dançarinos de tango usando máscaras que identificam integrante do grupo Anonymous.

A Coreia do Norte criou esta conta em 2010, para divulgar e enaltecer seu sistema de governo, além de criticar os Estados Unidos. O perfil tem pouco mais de 17 mil seguidores.

De acordo com a BBC, o grupo Anonymous conseguiu acessar ainda 15 nomes de usuários e senhas do site governamental.

Referências: Midiamax e TecMundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário