30 de novembro de 2013

Maiores Torcidas de Voleibol no Facebook - Novembro/2013

Esta semana foi feito um levantamento, pelo autor deste blog, para saber quais são as maiores torcidas de voleibol do Brasil no Facebook, assim como foi feito no começo deste ano para o futebol nacional e mundial.

Foram pesquisados apenas os clubes participantes da Série A da Superliga de Vôlei. Clubes participantes de outras edições ou divisões inferiores não estão no levantamento.

De acordo com a lista, mais abaixo, o Sada Cruzeiro Vôlei é o clube com a maior torcida no Brasil e no estado de Minas Gerais, e com grande diferença para o segundo colocado RJX Vôlei: quase 5 vezes mais. Diferença é tanta que se somar todas as equipes, o atual campeão mundial ainda ficaria na frente, com 58% entre todos os clubes da série A.


Leia também:


Importante destacar que a página do Sesi-SP Vôlei é a mesma para as modalidades masculina feminina. Semelhante ao caso do Minas Tênis Clube, que não tem página própria para o vôlei masculino, ou seja, é uma página para outra modalidade (feminino) e vários esportes (como basquete).

Desta forma, as duas páginas mesmo com outras modalidades, ainda ficam muito atrás da maior torcida de vôlei do Brasil: Sada Cruzeiro, que, antes da conquista do mundial, já tinha maior torcida.

Veja a lista das maiores torcidas de vôlei no Brasil no Facebook:
Pos. Clube Estado Quantidade
(em mil)
1 Sada Cruzeiro Vôlei Minas Gerais 125,8
2 RJX Vôlei Rio de Janeiro 27,3
3 Vôlei Brasil Kirin São Paulo 18,9
4 Minas Tênis Clube Minas Gerais 12,7
5 Sesi-SP Vôlei São Paulo 8,0
6 Canoas Vôlei Rio Grande do Sul 7,5
7 Vôlei UFJF Minas Gerais 4,3
8 Moda Maringá Vôlei Paraná 3,6
9 Montes Claros Vôlei Minas Gerais 2,8
10 São Bernardo Vôlei São Paulo 2,3
11 Vôlei Taubaté São Paulo 2,1
12 Volta Redonda Vôlei Rio de Janeiro 0,7

Esta diferença pode ser explicada pelas recentes conquistas do Sada Cruzeiro (Mundial de Clubes, Sul-Americano, Superliga) e também pelo fato das equipes mudarem de nomes e patrocínios. Exemplo disto é a equipe Vôlei Brasil Kirin, de Campinas, que até ano passado era Medley/Campinas e, até 2007, Banespa.

Outro fato que pode explicar é fechamento e surgimento de novas equipes como Vôlei Futuro e Canoas Vôlei, respectivamente. O primeiro até estava no caminho certo: sua página tem pouco mais de 30 mil fãs; mas ele fechou no meio deste ano. Já o segundo foi criado em 2011 (este é o primeiro ano da equipe na série A).
Sada Cruzeiro Vôlei é o único brasileiro que venceu o Mundial Masculino de Clubes
e é o time de vôlei do Brasil com maior torcida no Facebook.

Com estas inconstâncias, os clubes não criam identidade com torcida e isto dificulta a permanência na modalidade. Grande exemplo disto é o Sada Cruzeiro que uniu sua marca com o clube de futebol e cujo planejamento começa a acontecer médio prazo (não só a curto, como a maioria).

A título de comparação, o russo Lokomotiv Novosibirsk, atual campeão europeu e vice do mundial, tem menos de 1.000 fãs, e o tradicional italiano Trentino (tetracampeão mundial), fundado em 2000, tem quase 30 mil fãs.

O número de fãs na lista foi atualizado no dia 29 de novembro de 2013. É importante ressaltar que o único critério usado neste levantamento é o número de curtidas que o clube recebeu na rede social.

Esta postagem está liberada para reprodução somente se este Blog do Sidney Júnior for citado como a fonte da informação e referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário