3 de março de 2012

Rede Social pode transformar alguém Antissocial

Pode parecer contraditório, mas faz sentido. As redes sociais podem nos tornar antissociais. Isso é o que acreditam psicólogos do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), que dizem que a constante comunicação nas mídias sociais acaba com a conversa de verdade, segundo o Mashable.


A psicóloga Sherry Turkle afirma que o sacrifício das conversas reais tem sérias consequências em nossas relações e emoções. A possibilidade de poder mexer nas mensagens enviadas via SMS, email ou em redes sociais, por exemplo, é uma forma de nos proteger e mostrar apenas o que queremos ser.

Ela acredita que as conversas em redes sociais são artificiais se comparadas às reais. "Quando a conversa é em tempo real você não consegue controlar o que vai dizer", afirma. Assim, você mostra quem realmente é, e não quem quer ser.

Isso cria uma situação que nos tornará mais exigentes com a tecnologia do que com os outros. Segundo Turkle, a longo prazo a tecnologia vai criar um programa parecido com o Siri que vai oferecer "companhia sem as exigências da amizade". Ou seja, não precisaremos mais de amigos reais - teremos um programa que fará quase a mesma coisa.

E o que fazer para acabar com isso? A psicóloga não acredita que voltar à era pré-smartphones seja a solução. Em vez disso, Turkle acha que devemos nos dar conta da forma como nos relacionamos com a tecnologia e criar alguns espaços em que deixaremos nossos dispositivos fora, para nos comunicarmos como antigamente.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário