27 de novembro de 2010

O Perigo pode estar Atrás do Teclado

Você já viu gente reclamando da falta de segurança na internet e afins? Pois então. O que parte dessas pessoas não sabe é que, muitas vezes, elas são, ou podem ser, culpadas de algum problema relacionado com a segurança.


Não adianta ficar reclamando e falando que anti-vírus não serve pra nada ou que ele não funciona direito se você não faz a sua parte. Há algumas maneiras de diminuir (ou até acabar com) esse problema. A seguir vou citar duas dicas que devem ser observados para navegar mais tranquilamente.

A primeira é o site que a pessoa visita. Certos sites têm propagandas e até mesmo procedimentos suspeitos. Em algumas propagandas, inclusive, aparece algumas coisas que podem ser do seu interesse. Geralmente vejo propagandas de uma loja on-line que cita alguns produtos como disponíveis para compra no site. Curioso foi ver que tinha "MP10", "Celular Touch Screen" e "CQC". CQC? Mas como CQC à venda? A propaganda pegou o último item pesquisado no Google, por exemplo, e colocou na propaganda como atrativo. Neste caso, não necessariamente que fossem vírus, mas faz com que vários usuários percam tempo indo em sites e links inúteis.

Na segunda dica, voltamos ao assunto do último post (sobre Redes Sociais). Não é nada recomendado tirar fotos da fachada da sua casa ou citar (no twitter ou no nick do MSN) que está sozinho(a) em casa. Muitas vezes vejo gente pondo no twitter "estou sozinho(a) em casa" ou postando, em site de relacionamento como orkut, fotos da fachada de sua residência ou da rua onde mora. No caso do orkut, há a possibilidade de colocar o álbum como privado, ou seja, só amigos, ou grupos deles, poderão ver (entende-se que a pessoa só adicione pessoas que conheça). No caso do twitter, pode deixar suas postagens como privado. Apesar disso, não é recomendado mesmo assim. Outra pessoa pode estar usando a conta de seu amigo no orkut, por exemplo.

Portanto, o primeiro passo para poder usar a internet de forma segura, é pensar nas consequências que certos atos podem levar. Algumas informações são desnecessárias e não devem ser publicadas na internet. Não clicar em links suspeitos, não postar fotos de referência da sua casa, etc., são algumas ações que podem ser evitadas para uma navegação tranquila e segura, ou seja, fazem parte do que a gente pode chamar de Navegação Defensiva ou Precavida.

Obs.: Assim como em outras postagens, o assunto desta é geral e não está detalhado. No decorrer de novas postagens, vou (tentar) publicar postagens que entrem mais a fundo de um assunto. Obrigado pela visita!

Um comentário:

  1. Tá certo cara, tipo as pessoas deviam saber antes de colocar internet em seu micro.

    ResponderExcluir