17 de outubro de 2010

Armadilhas de E-mails

Na sociedade sempre há aqueles que não tem nada de útil para fazer da vida. Na internet, existe algumas (várias) pessoas que gostam de, entre outras coisas, induzir o usuário ao erro de forma traiçoeira.

Essas pessoas usam o artifício de criar uma interface que parece ser verdadeira, mas que, por trás da aparência, há um link desconhecido que quase sempre possui códigos maliciosos, como vírus.

Quem usa e-mail com frequência sabe bem do que estou falando. São e-mails que vão desde foto sua de uma festa ou de um churrasco que você não foi até avisos de bancos e da receita federal, que obviamente são falsos. Estas mensagens indesejadas são chamadas de Spam. Spam é toda mensagem não solicitada enviado em massa, o que significa que não só você mas como vários outros usuários recebem a mensagem.

Entre vários que recebo por dia, um em especial me chamou atenção. Várias vezes recebo e-mails que se dizem ser do Windows Live. A mensagem abaixo veio como remetente "Windows Live Hotmail (account-noreply@livemail.com)". Na mensagem avisa para ir no suposto suporte e trocar a senha do Windows Live para não ter sua conta bloqueada. Na imagem abaixo (clique nela para ampliar), é possível ver que, aparentemente, o e-mail parece ser realmente verdadeiro.

Um usuário leigo iria cair nesta armadilha facilmente, mas você não fará o mesmo erro que a maioria! Você está neste blog e é esperto por estar nele! (hehe) É preciso estar atento com alguns detalhes e "pontos fracos" da mensagem:

- Remetente da Mensagem: para começar, o e-mail do remetente é de um domínio que não é o do Windows Live de fato, ou seja, se você tirar o que tiver antes do @, inclusive ele, e digitar o endereço como um site, verá que não se trata do site oficial. No nosso exemplo: livemail.com.

- Link na Barra de Status: quando você aponta o mouse em cima do link, é possível ver o endereço do site para onde aquele link leva. Veja o que apareceu quando apontei o mouse em cima de um dos links da mensagem. O endereço não tem nada a ver com o conteúdo do e-mail.
- Erros Ortográficos: neste nosso caso não houve esta incidência, mas ela é muito comum em e-mails deste tipo.

Atualmente, pelo menos no meu e-mail, estes tipos de mensagem tem sido movidos automaticamente para a pasta Lixo Eletrônico, entretanto, isso não acontece com todos e a cada dia que passa, mais e mais e-mails são enviados com os mais variados tipos e artemanhas para fazer com que o usuário acredite nessas mensagens que parecem ser verdadeiras, mas que não passam de armadilhas.

P.S.: Ao longo do tempo vou postando outros exemplos de spams e outras dicas que talvez tenham ficado de fora desta postagem.

4 comentários:

  1. Tá muito bom o blog cara! ^^ continue assim! abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Realmente, acontece muito isso comigo também... principalmente das 'festinhas da noite passada' hahaha
    beeijo, e sucesso! *-*

    ResponderExcluir
  3. Legal velho, já aconteceu coomigo AOSIAOSAIS

    ResponderExcluir
  4. Dê uma olhada nesse site!!
    http://www.antispam.br/historia/
    muito bom!!

    Brasil assumiu a liderança de SPAMS...
    http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/12/08/brasil-assume-a-lideranca-do-spam-mundial-em-2009-diz-cisco/
    affff

    ResponderExcluir