19 de janeiro de 2013

Fim do MSN Messenger

O fim de uma era está próximo: a Era do MSN Messenger. O Windows Live Messenger, como também é conhecido, é um programa de comunicação instantânea da Microsoft o qual acredita-se ter mais de 300 milhões de usuários em todo mundo. Somente no Brasil, são mais de 30 milhões (país com mais usuários no mundo).
Evolução das Logos do Serviço MSN/Windows Live Messenger.

No ar desde 1.999, o MSN será encerrado no primeiro trimestre deste ano (2013), conforme anunciado em novembro do ano passado (2012) pela Microsoft. Ao mesmo tempo, a empresa possibilitou aos usuários do Messenger conversarem e trocarem mensagens com os contatos pelo Skype (que foi adquirida pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões em outubro de 2011).

No anúncio, a Microsoft não confirmou nenhuma data concreta para o fim do MSN. No entanto, nesta semana alguns sites internacionais afirmaram que o fim do serviço será no dia 15 de março de 2013. Esta informação foi negada em comunicado pela Skype.

Fato é que todos os usuários deverão baixar e instalar o Skype (clique aqui para baixá-lo), o que é orientado pela Microsoft desde o anúncio do fim do serviço. Depois de instalado, a pessoa deve fazer o login no Skype com o mesmo e-mail e mesma senha que usava no MSN (veja instruções mais abaixo).

O serviço será desativado em todo mundo, com exceção da China continental, onde o serviço continuará funcionando normalmente, segundo a Microsoft.


Tutorial

1. Baixe o Skype clicando aqui;
- Verifique seu sistema operacional! Windows 8, por exemplo, tem versão própria.

2. Instale o programa;
- Se der erro na instalação, clique com o botão direito no instalador e escolha "Executar como administrador".

3. Confira as algumas opções durante a instalação, como mudar buscador padrão, e dê avançar em todas as etapas;

4. Abra o Skype e escolha a opção de entrar com conta Microsoft no lado direito;

5. Se você já tiver uma conta Skype com este e-mail, aparecerá uma opção para vincular com a conta Microsoft, e assim, conversar usando as contas Skype, MSN e, até mesmo, Facebook em um único programa.

Após o vínculo entre as contas, é possível listar e identificar os contatos em cinco grupos e maneiras: Todos, Skype, Online, Facebook e Messenger. Vale lembrar que não é possível importar os emoticons ou winks personalizados do MSN para o Skype.

Qualquer dúvida, entre em contato ou deixe um comentário.

Referências: BBC e G1.

6 comentários:

  1. Eu quero me mudar pra china!! lá ainda vai ter =/
    muito bom o texto!!!!
    jornalistaaa!!! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ah, pra mim não irá fazer diferença, porque o MSN virou um deserto. Eu não entrava... quando entrava, não havia ninguém. Acontece que nem o Skype tô usando. Acho que o Facebook vai é dominar essa p* toda. hahahaha

    Parabéns pelo texto!
    Abraço,
    Giulia.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, ótimo tutorial sidney :D

    ResponderExcluir