Uma discreta revolução na Internet começou nesta quinta-feira (12). Organizações agora podem começar a se candidatar para incluir e administrar seus próprios domínios na Web, ao invés de contar apenas com os velhos .com, .org, .gov e outros.
A expectativa é que até 2.000 candidaturas sejam feitas para o ICANN, órgão que fiscaliza o sistema principal de nomeação de domínios na Internet. A janela para adqurir um se fechará em três meses, provavelmente por anos.
Esta medida, a mais radical decisão do ICANN em seus 13 anos de história, é destinada a fomentar a competição e a inovação, permitindo que novos donos de domínios construam novas comunidades, fortaleçam laços com clientes e deem a eles mais poder.
"É um fascinante novo capítulo na história da Internet", disse Jonathan Robinson, diretor não-executivo da Afilias, que está ajudando com as candidaturas e já fornece infraestrutura para os domínios .org, .info e .mobi.
"Está abrindo novos fronts de ativos imobiliários na Internet e isso traz oportunidades, mas também ameaças", acrescentou.
A maior parte da primeira onda de candidaturas deve vir de empresas e marcas líderes, que veem uma oportunidade de impulsionar sua visibilidade online ou simplesmente temem que alguém fique com o espaço delas.
O valor para se candidatar? U$ 185 mil, com despesas iniciais de 500 mil dólares e com custos anuais de manutenção de 100 mil dólares, os domínios particulares estarão fora do alcance de pequenas companhias e organizações.
Mas aspirações pelo ".qualquernome" devem vir de cidades regiões com fortes identidades, como .londres e .mumbai, de companhias que almejam construir um negócio baseado em novos domínios e de comunidades como .eco ou .gay.
A Melbourne IT, uma consultoria que está preparando cerca de 100 candidaturas para clientes, diz que a maior parte do interesse vem dos setores de serviços financeiros e de bens de consumo.
"Bancos procuram para isso como uma autenticação online, a fim de previnir fraudes e construir confiança, enquanto fabricantes de bens de consumo acreditam que possam usar isso para se tornarem mais eficazes em suas campanhas de marketing online e de comunicação com o consumidor", disse o diretor de vendas da consultoria para a Europa, Stuart Durham.
A fabricante de câmeras Canon é uma das poucas empresas que reconheceu publicamente que busca operar um de seus próprios domínios - a Deloitte e a Hitachi são outras. A maioria, contudo, mantém segredo, temendo uma competição nociva, e o ICANN vai publicar mais detalhes dos candidatos apenas quando a janela se fechar, em abril.
O valor de inscrição de 185 mil dólares destoa, e muito, da taxa de 10 dólares necessária para fazer um registro de um site .com. Além disso, candidatos devem preencher um longo e complexo formulário.
"Não é algo que você possa completar em cinco minutos online utilizando um cartão de crédito, como pode para um domínio .com atualmente", disse Durham, da Melbourne IT.
Fonte: Reuters
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