6 de novembro de 2010

Marketing em Redes Sociais

É notável de que a uns tempos para cá, vem aumentando a intensidade e quantidade de propagandas em redes sociais, seja ela qual for. No meu caso, uso Orkut, Facebook e Twitter, e o que for citado aqui é com base na minha experiência neles.

Um dos motivos que me levou a escrever esta postagem, foi um acontecimento do mês passado. O jogador de futebol William foi assaltado e teve seu carro roubado no dia 24 de outubro.

No dia seguinte, ele postou no seu perfil no Twitter que havia sido assaltado e ainda citou que carro era e sua placa. No decorrer da semana (dia 29), o jogador divulgou, via Twitter, que iria dar uma recompensa no valor de R$ 5.000 de recompensa para quem achasse o carro. Ele ainda ressaltou que o carro deveria estar em boas condições e "não detonado como os encontrados na represa". Não demorou muito e no dia 31 de outubro, ou seja, 1 semana depois, o carro foi encontrado por um dos seus seguidores na rede social, que entrou em contato com ele pelo próprio Twitter.


O que chama atenção nesta história é a velocidade de resposta (feedback) que o jogador teve. Assim como outras marcas, a publicidade na internet e, principalmente, nas redes sociais, tem sido um fator importantíssimo na divulgação de uma marca qualquer, neste caso, a recuperação de um carro roubado.

Claro que se deve levar em consideração a fama do jogador e do time pelo qual atua (Corinthians, que tem uma das maiores torcidas do Brasil). Mesmo assim, para quem não é famoso (no caso, tem poucos seguidores ou amigos nas redes sociais), é possível divulgar sua marca com rápida velocidade.

Um exemplo disso, foi a divulgação de uma comunidade minha no Orkut. A rede social disponibilizou uma ferramenta denominada Promoção. Com ela, o usuário pode divulgar qualquer coisa e ela aparecerá aleatoriamente para seus amigos na parte superior direita da página inicial (pelo menos na versão antiga). Mesmo a comunidade tendo um tema que certamente não agradaria a todos por se tratar de um time de futebol, ela foi muito divulgada e "redivulgada" por amigos meus na rede e de terceiros, como pode verificar na imagem ao lado.

No Facebook também pode fazer este tipo de divulgação. Lá é propriamente dito como anúncio. O usuário pode divulgar qualquer coisa para que usuários do mundo inteiro possam vê-lo. Para isso o usuário deve pagar de acordo com o número de pessoas que seriam o público-alvo. O usuário pode "direcionar seu anúncio por local, sexo, idade, palavra-chave, relacionamento, título do emprego, lugar de trabalho ou faculdade"¹.

Se fosse ficar escrevendo de tudo sobre publicidades em redes sociais aqui, levaria um blog inteiro para isso, e esse não é o nosso foco. É bom lembrar que o marketing está em quase todo lugar. As redes sociais são ótimas opções de divulgação caso você queira divulgar algo. Evidentemente há outras formas de divulgar algo como no YouTube e, inclusive, em blogs como este do Blogger e outros da WordPress, por exemplo.

Fontes de Referência:
- ¹ Facebook | Central de Ajuda (http://www.facebook.com/help/?page=409)
- William Machado (WilliamCapita) on Twitter (http://twitter.com/WilliamCapita)
- Orkut promova: Outros recursos - Ajuda do Orkut (http://www.google.com/support/orkut/...)

2 comentários:

  1. Boa Sidney!
    Posts escritos pelo autor do blog sempre são melhores do que os copiados e colados.
    Mandou bem!
    Abração

    ResponderExcluir