13 de outubro de 2010

Precaver é melhor que remediar

Quem aí nunca teve problema com um computador e teve que se conformar em perder tudo? Seja com formatação ou com dano total do HD.

Este tipo de problema pode acontecer a qualquer hora quando menos se espera. Outro dia estava usando um computador tranquilamente e de repente apareceu uma tela azul e reiniciou. Esta tela azul me preocuparia mais se fosse tempos atrás. Atualmente conto com uma "segunda via" dos principais arquivos que tenho neste computador. Neste meu caso, "só" perderia os dados de um computador, mas e quando se trata de uma empresa?

O que fazer então para evitar esse problema? Fazer backup seria uma ótima opção! Mas o que seria esse backup? Backup é uma cópia de dados que visa a possibilidade de recuperá-los em caso de falhas ou acidentes.

No caso de empresas, os backups devem fazer parte de uma rotina, deixando de ter prejuízos financeiros maiores nestas situações. Além disso, no caso de empresas, pode haver informações e dados confidenciais no backup. Desta forma, deve tomar alguns cuidados com ele e o local onde ele está armazenado: o acesso ao local deve ser restrito (para que pessoas não autorizadas não roubem ou destruam backups); o local deve ser protegido contra agentes naturais (poeira, calor, umidade, etc.); e, em alguns casos, as empresas providenciam locais fora de suas instalações para armazenar o backup, como em cofres de banco.

Mas este procedimento rotineiro deve fazer parte não só de empresas mas de usuários também! Ter um CD, DVD, PenDrive, HD Externo ou algum outro dispositivo para manter um backup de suas coisas é podem livrar o usuário de vários problemas ou dores de cabeça posteriormente.

Como diz um provérbio popular: "Não deixe para fazer amanhã o que pode fazer hoje". No nosso caso, não deixe para fazer backup amanhã se você pode fazer hoje! Pior que pagar por outro HD ou computador, é não poder contar com as informações e os dados importantes que você perdeu. Afinal, precaver é melhor que remediar!

6 comentários:

  1. Juniiiiiiiiiiiiiiiinho !

    Ta bem maneiro teu blog, nesse primeiro post axei beem acessivel a todo público, qero dizer qe isso não ta destinado só a quem entende de pc... ficou muuito boom, além de dar ótimas dicas pra qm não é tão por dentro do assunto...

    Muuito sucesso broodi!

    Ps.: Essa fotim com esse cachorrim com essa camiseta "Don't backup tomorrow what you can backup today!" fico uma fooofuuriinha! *-*
    hahaha' =D

    @LeetySefani (;

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog.
    Esse assunto de backup e muito importante para todos nós usuários, pois afinal perder dados é uma situação muito séria.
    Continue explorando esse assunto e postando, informações sobre ele é sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  3. Fala Jr!!!
    Belo Post, informar as pessoas que é possível ter uma cópia de segurança é de suma importância,hoje em dia ninguém se preocupa com Back Up de seus arquivos,pois, acreditam que sua máquina nunca dará problemas.

    ResponderExcluir
  4. o problema é que a maioria dos usuarios nao se preocupam em ter uma cópia de segurança, só querem usar o pc e pronto, acham q nunca vai dar problemas e qdo acontece aí já era, eu msm já passei por isso...

    ResponderExcluir
  5. Realmente Sidney, é muito melhor prevenir do que remediar, mas nem todos pensam assim e acabam tendo que se contentar em perder tudo. Eu estou quase entrando nesse exemplo, estou precisando urgente de um hd externo , que é uma grande ferramenta para a prevenção.

    ResponderExcluir