17 de maio de 2014

Sites com Notas Máximas em Proteção de Dados

Você se sente seguro e com privacidade na internet? O grupo ativista Electronic Frontier Foundation (EFF) fez um relatório para avaliar as empresas que preservam a privacidade do usuário. A melhor nota é seis estrelas.

A Electronic Frontier Foundation, em português, Fundação Fronteira Eletrônica,
é uma organização sem fins lucrativos sediada em San Francisco, Califórnia,
cujo objetivo declarado é proteger os direitos de liberdade de expressão.

Divulgado no último domingo (11), o documento “Who has your back?” (algo como 'Quem teve sua retaguarda?') avalia companhias de internet e telecomunicações de acordo com seis critérios: garantia pelo conteúdo das comunicações; aviso aos usuários sobre pedidos de dados dos governos; luta pela privacidade dos usuários em tribunais; oposição ao monitoramento em massa; e, publicação de relatórios de transparência e das balizas para requerimentos legais.

As empresas recebem uma estrela para cada item contemplado (lista completa no final). As que receberam seis estrelas, ou seja, nota máxima, são: Apple, Dropbox, Facebook, Google, Microsoft, Sonic, Twitter e Yahoo, além da CREDO Mobile, que estreou no relatório deste ano.

ONG norte-americana que luta pelo direito à privacidade na internet, a EFF comemora o fato de o relatório, pela primeira vez desde que começou a ser produzido em 2011, conferir pelo menos uma estrela a todas as empresas avaliadas. No ano de estreia, Comcast, Myspace, Skype e Verizon zeraram.

“Essas questões são cada vez mais importantes na esteira das revelações do ano passado sobre a vigilância em massa, que demonstrou como o governo dos Estados Unidos têm tomado vantagem do rico tesouro de dados, que nós confiamos às companhias de tecnologia, para lançar mão do monitoramento de milhões de pessoas inocentes nos EUA e ao redor do mundo”
 informou a EFF.

Além disso, houve melhora da avaliação das empresas em relação ao ano anterior. Em 2013, a Apple havia recebido apenas uma estrela e o Facebook, três. A EFF  parabenizou ainda o Yahoo por ter lutado por muitos anos em defesa da privacidade de seus usuários na Corte de Vigilância para Inteligência Externa (FISA, na sigla em inglês), o tribunal secreto dos EUA que expede as ordens para que companhias forneçam os dados de seus clientes.

Outras seis companhias foram estreladas em todas as categorias com a exceção da categoria que descreve as batalhas judiciais pela privacidade de seus usuários: LinkedIn, SpiderOak, Tumblr, WordPress e duas das estreantes, Wickr e Pinterest.

“Em face da vigilância sem fronteiras, os usuários de tecnologia precisam saber quais companhias estão empenhadas em se posicionar pela privacidade deles.”

Estreante no relatório, o aplicativo Snapchat, de envio de fotos que se autodestroem, recebeu apenas uma estrela, por publicar os critérios para receber pedidos da Justiça de dados pessoais de seus usuários.

“Dado o grande número de usuários e não usuários cujas fotos vão parar no Snapchat, o app deveria publicamente se comprometer a requerer uma garantia antes de submeter o conteúdo das comunicações de seus usuários aos pedidos legais”
afirmou a EFF.

Também foram incluídas pela primeira vez a Adobe, Internet Archive, Lookout e Wikimedia, que tiveram, respectivamente, três, cinco, quatro e quatro estrelas. Confira a lista completa:

Reprodução da lista completa da EFF. Clique aqui para acessar o relatório oficial (em inglês).

E agora? Se sente mais seguro? Ainda não foi desta vez que teve uma empresa brasileira, mas esta lista já é um ótimo passo e importante passo para a segurança digital, concorda?

Esta postagem está liberada para reprodução somente se este Blog do Sidney Júnior for citado como a fonte da informação e referência. Fontes: Wikipédia e G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário